Minhas escolhas para hospedagem (Hostel - Albergues) foram baseadas nos seguintes critérios: preço, localização, limpeza, comentários na internet de pessoas que já se hospedaram no lugar.
Lembrando que ficarei na altíssima temporada, o que faz os preços subirem muito.
Eis minhas seleções:
Madrid: seguindo os conselhos da minha irmã, me hospedarei no Posada de Huertas (http://www.posadadehuertas.com/en/). Como minha viagem começará e terminará em Madrid, fiz duas reservas. Custa só 17 euros por dia, foi muito bem recomendado e, além de tudo, fica bem no meio do vuco-vuco noturno de Madrid! Segundo minha irmã, o bar do próprio Hostel é muito bem frequentado e badalado. Tem café da manhã.
Barcelona: Reservei para o Hostel Gracia City Hostel (http://www.graciacityhostel.com/), e será um tiro no escuro. Único hostel que não tem a opção de pagar a reserva pelo cartão, o que me deu dores de cabeça (queriam que eu fizesse um depósito em dinheiro daqui do Brasil, o que sairia um absurdo só de impostos. Tive de passar meu cartão de crédito para que eles debitassem lá, e demoraram uma semana pra isso). Mesmo assim, foi o mais barato: 15 euros por noite. As críticas da internet são, na maioria, positivas, destacando a ótima localização (o bairro de Gracia, em si, é um show a parte) e o bom atendimento. Não tem café da manhã.
Paris: o mais conhecido e mais barato Hostel de Paris foi a minha escolha: Auberge Internationale des Jeunes (http://www.aijparis.com/framea.htm). Paguei 25 euros por noite. É perto de metrô, de fácil acesso aos principais pontos turísticos! O detalhe é que fica perto da Bastilha, o que pra mim, historiador, é uma felicidade à parte. As críticas se dividem entre os que acham horrível (muitos) e os que gostaram. A minha decisão principal na escolha de Hostel em Paris foi ficar num lugar com bastante gente, pra poder conhecer, conversar, trocar experiências e beber junto, então acho que vai ser uma boa. Tem café da manhã (mas parece que é bem simples).
Saint Malo, Caen e Aix-En-Provence: são três cidades cujo objetivo principal não vai ser conhecer o vuco-vuco, mas sim os detalhes de vida cotidiana. Quero ver como vivem as pessoas, conversar quem partilha o dia-a-dia da região. Por isso combinei pelo CouchSurfing (https://www.couchsurfing.org/) de ficar na casa de adoráveis pessoas. De grátis. Funciona assim: você se cadastra, preenche seu perfil (quanto mais completo, melhor), coloca seu itinerário e vê a lista das pessoas que estão dispostas a hospedar alguém em seu sofá naquela região. Escolhida a pessoa (tem que ter a ver com você de alguma forma), você manda um pedido de hospedagem. Se a pessoa estiver afim, não for viajar e etc., ela aceita você. Já enviei os convites e fui aceito por estas almas de bom coração!
Marseille (Marselha): Em Marseille vou dar uma de cachorro magro. Chego do aeroporto lá pra meia noite, durmo, e saio cedinho. O que é uma pena, porque o Hostel que eu vou ficar parece bem legal: Vertigo Hostel (http://www.hotelvertigo.fr/). Pagarei 24,30 euros por uma noite. Eu tava tão cansado na hora que acabei reservando pro dia errado. Mandei um e-mail e, rapidinho, eles alteraram o dia (e sem grilos, como em alguns estabelecimentos). A localização é muito boa, e as fotos mostram um lugar bem bonito. Café da manhã é pago (5 euros - tudo que puder comer).
Nice: Pelas informações que tenho aqui, será o melhor Hostel de minha viagem: Villa Saint Exupéry Gardens (http://www.villahostels.com/gallery-1-en). Tem estacionamento grátis, o lugar é lindo, o café da manhã parece ser sensacional e as críticas só falam bem. O preço é muito bom também, pro lugar: 29 euros. Tem café da manhã.
Avignon: ficarei lá durante o Festival D´Avignon, o maior festival de teatro do mundo. Por isso, achar um lugar foi bem difícil. Ficarei no YMCA Avignon (http://www.ymca-avignon.com/), e vou pagar 29 euros por noite. O lugar é bem localizado pra quem está de carro (perto, mas não no meio do vuco-vuco, que, nestes dias, será infernal) e tem uma vista animal da cidade. Cobra pelas toalhas. Café da manhã custa 5 euros.
Arles: lá ficarei na rede HI Hostels (http://www.hihostels.com/dba/hostels-Arles-020034.en.htm). Já fiquei em Hostels desta rede antes. É assim: não importa em que lugar do mundo você está, o café da manhã terá ovos com bacon! É padronizado, mas sempre fartíssimo e bonito. Você se sentirá nos EUA, não importa onde estive (lembro de estar em Florença, comendo os famosos ovos com bacon e cha-fé de café da manhã). Sempre tive boas experiências com eles, então não será problema. Para Arles, paguei 19 euros por noite. Café da manhã incluso.